Responsabilidade Social: O melhor caminho para fortalecer uma marca







A Responsabilidade Social no mundo corporativo ainda vive dilemas técnicos e éticos. Mas a sua implementação no fortalecimento das marcas , cresce a cada dia , como tendência , entre as grandes empresas. Depois de compreendida a importância e de que seus investimentos beneficiam a vida em sociedade, consequentemente, propicia lucro, algumas empresas assumem o desafio de comunicar os seus compromissos sociais e ambientais. Esta ferramenta de Marketing, ajuda na construção da marca. Estratégia baseada na idéia de que cada vez mais os clientes desejarão fazer negócios com empresas "solidárias".Associar a marca, valores da RSE, tem as suas vantagens. O conceito de respeito criado em torno de uma imagem ética pode tornar desnecessário investimento pesado na divulgação de produtos e/ou serviços. Esse é o caso da Natura, que tem como política não fazer propaganda de seus cosméticos, mas de fazer campanhas que reforcem, aos olhos do consumidor, uma visão de preocupação com os problemas ambientais e sociais."Usamos a propaganda para divulgar o que acreditamos que seja correto fazer para um mundo melhor. Isso constrói a marca", explica Eduardo Costa, diretor de Marketing da Natura.O executivo atribui o sucesso da Natura, a comunicação dos valores da RSE agregados a marca, e não a outras iniciativas de ações de Marketing. Costa vai além, e diz que o uso da publicidade sobre investimento sociais e ambientais usada simplesmente como ferramenta de promoção representa "uma violência a sociedade". Para o diretor de Marketing da Natura, as empresas só devem se aventurar na publicidade se estiverem seguras de sua atuação social e ambiental de forma mais do que responsável. Do contrário serão facilmente descobertas pelos funcionários e consumidores.As ações de RSE traduzem aquilo que a empresa efetivamente é.

1 Response to "Responsabilidade Social: O melhor caminho para fortalecer uma marca"

  1. Propaganda e Marketing says:
    27 de abril de 2011 às 04:14

    A Natura realmente é um bom exemplo, mas como eles disseram, realmente toda a empresa deve ter a responsabilidade desde os funcionários aos diretores, se não essa visão não é passada ao consumidor.
    Muitas outras empresas estão investindo na responsabilidade social, não é atoa que o curso de Gestão Ambiental está sendo bem procurado, estão preocupados com nosso meio ambiente, só espero que não seja tarde d+.

Postar um comentário